Os 10 Estágios do Desenvolvimento da Linguagem na Infância

Desenvolvimento da linguagem na infância ocorre em 10 estágios, desde balbucio até domínio gramatical. Acompanhar e apoiar cada fase é essencial para o progresso da criança.

Desenvolvimento da Linguagem na Infância: Os 10 Estágios

A aquisição da linguagem é um marco fundamental no desenvolvimento infantil. É um processo complexo e gradual que ocorre em vários estágios, desde o balbucio até o domínio complexo da gramática e do vocabulário. Compreender os estágios de desenvolvimento da linguagem pode ajudar pais, educadores e profissionais de saúde a apoiar as crianças de forma eficaz na sua jornada linguística.

O desenvolvimento da linguagem está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Cada estágio constrói-se sobre o anterior, criando uma base sólida para comunicações cada vez mais complexas. Ao acompanhar o progresso do seu filho, pode celebrar os seus marcos e identificar áreas onde pode precisar de apoio adicional.

1. Pré-Linguagem (0-12 meses)

  • Balbucio: Os bebés começam a emitir sons guturais, como “goo” e “gah”.
  • Imitação: Os bebés começam a imitar os sons que ouvem, como “mama” e “papa”.
  • Entonação: Os bebés usam a entonação para transmitir emoções e intenções.

2. Linguagem Telegráfica (12-18 meses)

  • Palavras Soltas: As crianças começam a produzir palavras isoladas, como “mamã”, “papá” e “bola”.
  • Combinações de Duas Palavras: As crianças começam a combinar duas palavras, como “mamã bola” e “quer leite”.
  • Intenção Comunicativa: As crianças usam a linguagem para transmitir intenções, como pedir comida ou atenção.

3. Desenvolvimento do Vocabulário (18-24 meses)

  • Explosão Vocabular: As crianças adquirem um vasto vocabulário, aprendendo novas palavras a cada dia.
  • Nomeação de Objetos e Ações: As crianças ampliam a sua capacidade de nomear objetos, ações e eventos.
  • Palavras Funcionais: As crianças começam a usar palavras funcionais, como artigos, preposições e conjunções.

4. Frases Simples (24-30 meses)

  • Frases de Duas Palavras: As crianças começam a combinar duas ou mais palavras para formar frases simples, como “Mamã quer água” e “Bola caiu”.
  • Uso de Verbos: As crianças começam a usar uma variedade de verbos para descrever ações.
  • Questões Simples: As crianças começam a fazer perguntas simples, como “Onde está o brinquedo?”

5. Frases Complexas (30-36 meses)

  • Frases Mais Longas e Complexas: As crianças começam a produzir frases mais longas e complexas, usando vários elementos gramaticais.
  • Orações Subordinadas: As crianças começam a usar orações subordinadas para expressar relações mais complexas entre ideias.
  • Uso de Tempos Verbais: As crianças aprendem a usar os tempos verbais de forma correcta para indicar o momento e a duração das ações.

6. Narrativa e Conversa (36-48 meses)

  • Narrativas: As crianças começam a contar histórias e a descrever eventos com detalhes.
  • Conversas Sustentadas: As crianças podem envolver-se em conversas sustentadas, mantendo-se num tópico e respondendo apropriadamente às perguntas.
  • Uso de Conectores: As crianças aprendem a usar conectores, como “mas”, “por isso” e “então”, para ligar ideias.

7. Domínio Gramatical (48-60 meses)

  • Domínio das Regras Gramaticais: As crianças desenvolvem um forte domínio das regras gramaticais, usando correctamente estruturas de frases complexas e tempos verbais.
  • Vocabulário Amplo: As crianças adquirem um amplo vocabulário, permitindo-lhes expressar-se com precisão e fluência.
  • Compreensão de Inferências: As crianças começam a compreender inferências e mensagens implícitas na linguagem.

8. Metalinguagem (60-72 meses)

  • Reflexão sobre a Linguagem: As crianças desenvolvem consciência metassemantica, ou seja, a capacidade de reflectir sobre a própria linguagem.
  • Discussão sobre Palavras e Linguagem: As crianças começam a discutir palavras e a explorar diferentes significados e usos da linguagem.
  • Uso de Figuras de Linguagem: As crianças começam a usar figuras de linguagem, como metáforas e símiles.

9. Literacia Emergente (72-84 meses)

  • Consciência Fonológica: As crianças desenvolvem consciência fonológica, ou seja, a capacidade de manipular os sons da linguagem.
  • Compreensão de Histórias: As crianças desenvolvem uma maior compreensão de histórias, conseguindo seguir o enredo e identificar os seus elementos principais.
  • Produção de Histórias Escritas: As crianças começam a produzir histórias escritas, utilizando a sua imaginação e conhecimento da linguagem.

10. Domínio da Linguagem (84+ meses)

  • Comunicação Eficaz: As crianças desenvolvem capacidades de comunicação altamente eficazes, permitindo-lhes expressarem-se claramente e compreenderem os outros.
  • Uso Apropiado da Linguagem: As crianças aprendem a usar a linguagem de forma apropriada em diferentes contextos sociais.
  • Apreciação da Literatura: As crianças desenvolvem uma apreciação pela literatura, desfrutando de livros e outras formas de expressão linguística.

Os estágios do desenvolvimento da linguagem na infância são uma jornada fascinante que testemunha o crescimento cognitivo, social e emocional das crianças. Cada estágio prepara o terreno para o próximo, criando uma base sólida para a comunicação e aprendizagem ao longo da vida. Compreender esses estágios é essencial para fornecer apoio adequado às crianças e promover o seu desenvolvimento linguístico.

Ao observar e acompanhar o progresso do seu filho, pode celebrar os seus sucessos e identificar áreas onde pode precisar de apoio adicional. Lembre-se de que o desenvolvimento da linguagem varia, e é importante ser paciente e encorajador ao longo do caminho.

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Perguntas Frequentes

P: Quando as crianças começam a falar?

R: A maioria das crianças começa a balbuciar por volta dos 6-8 meses e a falar palavras isoladas por volta dos 12-15 meses.

P: Quais são os sinais de atraso na linguagem?

R: Os sinais de atraso na linguagem podem incluir dificuldade em balbuciar, produção limitada de palavras, frases curtas ou ausência de palavras na idade apropiada.

P: Como posso apoiar o desenvolvimento da linguagem do meu filho?

R: Fale com o seu filho frequentemente, leia-lhe histórias, cante canções e envolva-se em conversas significativas.

P: É normal que as crianças misturem sons?

R: Sim, é normal que as crianças misturem sons até aos 7-8 anos de idade, à medida que melhoram as suas habilidades motoras orais.

P: Como posso encorajar o meu filho a usar frases mais longas?

R: Use a modelagem de linguagem, fornecendo exemplos de frases mais longas e pedindo ao seu filho que as repita.

P: Quando é que as crianças começam a compreender a gramática?

R: As crianças começam a compreender a gramática por volta dos 2-3 anos de idade, desenvolvendo gradualmente o seu domínio ao longo do tempo.

P: O bilinguismo afeta o desenvolvimento da linguagem?

R: As crianças bilíngues podem demorar mais tempo a atingir certos marcos linguísticos, mas acabam por alcançar o mesmo nível de proficiência que as crianças monolíngues.

P: Como posso saber se o meu filho tem uma dificuldade específica da linguagem?

R: As dificuldades específicas da linguagem são caracterizadas por dificuldades persistentes na compreensão ou produção da linguagem, que não podem ser explicadas por outros factores.

P: Quando devo procurar avaliação profissional?

R: Procure avaliação profissional se tiver preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem do seu filho, especialmente se houver sinais de atraso ou dificuldade persistente.

P: Como é que um fonoaudiólogo pode ajudar a melhorar as capacidades linguísticas do meu filho?

R: Os fonoaudiólogos podem avaliar as capacidades linguísticas do seu filho, identificar áreas de dificuldade e fornecer terapia para melhorar a compreensão e produção da linguagem.

Assista a um vídeo sobre Os 10 Estágios do Desenvolvimento da Linguagem na Infância:

Video do canal: Unimed Fortaleza

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