Desenvolvimento da Linguagem na Infância: Os 10 Estágios
A aquisição da linguagem é um marco fundamental no desenvolvimento infantil. É um processo complexo e gradual que ocorre em vários estágios, desde o balbucio até o domínio complexo da gramática e do vocabulário. Compreender os estágios de desenvolvimento da linguagem pode ajudar pais, educadores e profissionais de saúde a apoiar as crianças de forma eficaz na sua jornada linguística.
O desenvolvimento da linguagem está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Cada estágio constrói-se sobre o anterior, criando uma base sólida para comunicações cada vez mais complexas. Ao acompanhar o progresso do seu filho, pode celebrar os seus marcos e identificar áreas onde pode precisar de apoio adicional.
1. Pré-Linguagem (0-12 meses)
- Balbucio: Os bebés começam a emitir sons guturais, como “goo” e “gah”.
- Imitação: Os bebés começam a imitar os sons que ouvem, como “mama” e “papa”.
- Entonação: Os bebés usam a entonação para transmitir emoções e intenções.
2. Linguagem Telegráfica (12-18 meses)
- Palavras Soltas: As crianças começam a produzir palavras isoladas, como “mamã”, “papá” e “bola”.
- Combinações de Duas Palavras: As crianças começam a combinar duas palavras, como “mamã bola” e “quer leite”.
- Intenção Comunicativa: As crianças usam a linguagem para transmitir intenções, como pedir comida ou atenção.
3. Desenvolvimento do Vocabulário (18-24 meses)
- Explosão Vocabular: As crianças adquirem um vasto vocabulário, aprendendo novas palavras a cada dia.
- Nomeação de Objetos e Ações: As crianças ampliam a sua capacidade de nomear objetos, ações e eventos.
- Palavras Funcionais: As crianças começam a usar palavras funcionais, como artigos, preposições e conjunções.
4. Frases Simples (24-30 meses)
- Frases de Duas Palavras: As crianças começam a combinar duas ou mais palavras para formar frases simples, como “Mamã quer água” e “Bola caiu”.
- Uso de Verbos: As crianças começam a usar uma variedade de verbos para descrever ações.
- Questões Simples: As crianças começam a fazer perguntas simples, como “Onde está o brinquedo?”
5. Frases Complexas (30-36 meses)
- Frases Mais Longas e Complexas: As crianças começam a produzir frases mais longas e complexas, usando vários elementos gramaticais.
- Orações Subordinadas: As crianças começam a usar orações subordinadas para expressar relações mais complexas entre ideias.
- Uso de Tempos Verbais: As crianças aprendem a usar os tempos verbais de forma correcta para indicar o momento e a duração das ações.
6. Narrativa e Conversa (36-48 meses)
- Narrativas: As crianças começam a contar histórias e a descrever eventos com detalhes.
- Conversas Sustentadas: As crianças podem envolver-se em conversas sustentadas, mantendo-se num tópico e respondendo apropriadamente às perguntas.
- Uso de Conectores: As crianças aprendem a usar conectores, como “mas”, “por isso” e “então”, para ligar ideias.
7. Domínio Gramatical (48-60 meses)
- Domínio das Regras Gramaticais: As crianças desenvolvem um forte domínio das regras gramaticais, usando correctamente estruturas de frases complexas e tempos verbais.
- Vocabulário Amplo: As crianças adquirem um amplo vocabulário, permitindo-lhes expressar-se com precisão e fluência.
- Compreensão de Inferências: As crianças começam a compreender inferências e mensagens implícitas na linguagem.
8. Metalinguagem (60-72 meses)
- Reflexão sobre a Linguagem: As crianças desenvolvem consciência metassemantica, ou seja, a capacidade de reflectir sobre a própria linguagem.
- Discussão sobre Palavras e Linguagem: As crianças começam a discutir palavras e a explorar diferentes significados e usos da linguagem.
- Uso de Figuras de Linguagem: As crianças começam a usar figuras de linguagem, como metáforas e símiles.
9. Literacia Emergente (72-84 meses)
- Consciência Fonológica: As crianças desenvolvem consciência fonológica, ou seja, a capacidade de manipular os sons da linguagem.
- Compreensão de Histórias: As crianças desenvolvem uma maior compreensão de histórias, conseguindo seguir o enredo e identificar os seus elementos principais.
- Produção de Histórias Escritas: As crianças começam a produzir histórias escritas, utilizando a sua imaginação e conhecimento da linguagem.
10. Domínio da Linguagem (84+ meses)
- Comunicação Eficaz: As crianças desenvolvem capacidades de comunicação altamente eficazes, permitindo-lhes expressarem-se claramente e compreenderem os outros.
- Uso Apropiado da Linguagem: As crianças aprendem a usar a linguagem de forma apropriada em diferentes contextos sociais.
- Apreciação da Literatura: As crianças desenvolvem uma apreciação pela literatura, desfrutando de livros e outras formas de expressão linguística.
Os estágios do desenvolvimento da linguagem na infância são uma jornada fascinante que testemunha o crescimento cognitivo, social e emocional das crianças. Cada estágio prepara o terreno para o próximo, criando uma base sólida para a comunicação e aprendizagem ao longo da vida. Compreender esses estágios é essencial para fornecer apoio adequado às crianças e promover o seu desenvolvimento linguístico.
Ao observar e acompanhar o progresso do seu filho, pode celebrar os seus sucessos e identificar áreas onde pode precisar de apoio adicional. Lembre-se de que o desenvolvimento da linguagem varia, e é importante ser paciente e encorajador ao longo do caminho.
Perguntas Frequentes
P: Quando as crianças começam a falar?
R: A maioria das crianças começa a balbuciar por volta dos 6-8 meses e a falar palavras isoladas por volta dos 12-15 meses.
P: Quais são os sinais de atraso na linguagem?
R: Os sinais de atraso na linguagem podem incluir dificuldade em balbuciar, produção limitada de palavras, frases curtas ou ausência de palavras na idade apropiada.
P: Como posso apoiar o desenvolvimento da linguagem do meu filho?
R: Fale com o seu filho frequentemente, leia-lhe histórias, cante canções e envolva-se em conversas significativas.
P: É normal que as crianças misturem sons?
R: Sim, é normal que as crianças misturem sons até aos 7-8 anos de idade, à medida que melhoram as suas habilidades motoras orais.
P: Como posso encorajar o meu filho a usar frases mais longas?
R: Use a modelagem de linguagem, fornecendo exemplos de frases mais longas e pedindo ao seu filho que as repita.
P: Quando é que as crianças começam a compreender a gramática?
R: As crianças começam a compreender a gramática por volta dos 2-3 anos de idade, desenvolvendo gradualmente o seu domínio ao longo do tempo.
P: O bilinguismo afeta o desenvolvimento da linguagem?
R: As crianças bilíngues podem demorar mais tempo a atingir certos marcos linguísticos, mas acabam por alcançar o mesmo nível de proficiência que as crianças monolíngues.
P: Como posso saber se o meu filho tem uma dificuldade específica da linguagem?
R: As dificuldades específicas da linguagem são caracterizadas por dificuldades persistentes na compreensão ou produção da linguagem, que não podem ser explicadas por outros factores.
P: Quando devo procurar avaliação profissional?
R: Procure avaliação profissional se tiver preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem do seu filho, especialmente se houver sinais de atraso ou dificuldade persistente.
P: Como é que um fonoaudiólogo pode ajudar a melhorar as capacidades linguísticas do meu filho?
R: Os fonoaudiólogos podem avaliar as capacidades linguísticas do seu filho, identificar áreas de dificuldade e fornecer terapia para melhorar a compreensão e produção da linguagem.
Assista a um vídeo sobre Os 10 Estágios do Desenvolvimento da Linguagem na Infância:
Video do canal: Unimed Fortaleza